top of page
Mayara Suzart

Diga adeus ao feed organizado: A importância de ter um feed estético

Atualizado: 21 de nov.

Você provavelmente já percebeu que fotos bonitas, por si só, não são mais suficientes para garantir a atenção no Instagram. Chega de edições pesadas, é a vez das fotos borradas, granuladas e o mais despretensiosas possíveis.


 

  1. Mas por que se importar com a estética do feed?


Segundo Lynn Shostack (1977), a imagem é uma forma de diferenciação e representação de uma entidade perante seu mercado-alvo. A imagem carrega significado e impacto, e nós somos influenciados por associações visuais, verbais e auditivas.


Vale destacar que a estética vai além do visual; ela abrange os cinco sentidos humanos (visão, audição, paladar, olfato e tato), que são responsáveis por captar informações do ambiente. Portanto, a estética está no som, na linguagem, nos gestos, nas sensações.


De acordo com Maria Sardelich (2006) "na psicologia da forma, a imagem se constitui na percepção, já que toda experiência estética, seja de produção ou recepção, supõe um processo perceptivo".


  1. A percepção do outro através da imagem


Pense em cada elemento: foto de perfil, biografia, destaques, tom de voz, escolha das músicas, identidade visual, temas, feed, como pistas que vão confirmar ou contradizer o que o público busca para formular uma realidade mental sobre você.


O visual é o primeiro ponto de contato do público ao visitar o seu perfil, fazendo um escaneamento sobre você. É a partir daí que as pessoas decidem se permanecem ou saem da sua página.


Às vezes as pessoas não vão lembrar do seu nome, mas vão lembrar da sua imagem. Você ocupa um espaço na mente de quem te vê, e as escolhas sobre o que posta e como se posiciona são o que moldam esse espaço na percepção do outro.


  1. Não se trata de feed organizado


      Quer ler mais?

      Inscreva-se em mayarasuzart.com para continuar lendo esse post exclusivo.

      bottom of page